O documentário O aborto dos outros, trata de questões como a maternidade, afetividade, intolerância e solidão, sob a direção e roteiro de Carla Gallo. O filme, narra situações de abortos realizados em hospitais públicos, previstos em lei ou autorizados judicialmente, e situações de abortos clandestinos.
Carla Gallo levou cinco anos para realizar o filme. Três anos de pesquisa e dois de gravação e edição. Parte das filmagens foi feita no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Unicamp. Participam do documentário os médicos ginecologistas e obstetras da Unicamp Ricardo Barini e Aníbal Faúndes, além do juiz de direito da Vara do Júri de Campinas, José Henrique Rodrigues Torres.
De acordo com Barini, o mérito do filme está em abordar a problemática do aborto com foco nas mulheres e mostrar o quanto ela está sozinha nessa luta. Para Torres, o filme deixa claro que o aborto deve sair do âmbito de crime penal e entrar nas políticas públicas de saúde. Após a exibição do documentário, Carla Gallo, Barini e Torres realizaram um debate com o público presente.
O documentário foi premiado com a menção honrosa no Festival É Tudo Verdade, em 2008, e participou da mostra paralela do 36º Festival de Gramado.
O trailer pode ser visto em: http://www.oabortodosoutros.com.br/index_pt.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário