quinta-feira, 31 de março de 2011

Prêmio Innovare - Temas: Justiça e Inclusão Social e Combate ao Crime Organizado


Estão abertas até o dia 31 de maio as inscrições para a oitava edição do Prêmio Innovare. Este ano o tema é “Justiça e Inclusão Social” e, na categoria Prêmio Especial, “Combate ao Crime Organizado”. O prêmio, promovido pelo Instituto Innovare, foi criado para identificar e disseminar boas práticas para a modernização e ampliação do acesso ao sistema de justiça.
A Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ) do Ministério da Justiça faz parte do Conselho Superior do Instituto, responsável pela definição das principais diretrizes e estratégias do Premio Innovare, como a escolha do tema e dos membros da comissão julgadora.
Os interessados em concorrer ao prêmio de 2011 podem se inscrever pelo site www.premioinnovare.com.br , em seis categorias: Tribunal, Juiz Individual, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Prêmio Especial. O resultado será apresentado no mês de dezembro, em Brasília.
Os vencedores terão suas práticas disseminadas para outras regiões do país pela equipe difusora do Prêmio, composta por ministros, advogados, juízes, promotores de justiça e diretores do Instituto, além de receberam um prêmio de R$ 50 mil. Apenas a categoria Tribunal não recebe premiação em dinheiro. Também serão oferecidas menções honrosas em todas as categorias.
O Projeto Justiça Comunitária é um dos exemplos de iniciativa que foi levada a outros lugares do Brasil com o incentivo do Prêmio Innovare. A iniciativa foi premiada na segunda edição do prêmio e, com o apoio da SRJ, se tornou uma das principais políticas de ampliação do acesso à justiça. O projeto capacita pessoas da comunidade para atuarem voluntariamente como agentes de mediação na resolução de conflitos.
Outros dois projetos apoiados pela SRJ receberam menções honrosas em 2010: “Desburocratizando a Justiça para a Mulher em Situação de Violência”, que presta assistência jurídica especializada em casos de violência doméstica e familiar, e “Força Nacional da Defensoria Pública em Execução Penal”, que mobiliza defensores públicos em forças-tarefa de atendimento e orientação sobre o processo penal para presos.

Fonte: www.mj.gov.br
pixel
pixel

2 comentários:

  1. É muito interessante ver, como as mulheres do sul do país atuam e dedicam-se ao estudo das ciências criminais. No Piauí não temos essa tradição, infelizmente ainda é um reduto de alguns truculentos.

    Parabéns e belo blog!

    Danilo - Quando puder visite http://piauijuridico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Danilo,

    agradeço sua participação aqui pelo blog!
    Sinta-se sempre bem-vindo por aqui.
    Estive olhando seu blog agora... e você está de parabéns por ele!
    Grande abraço,

    ResponderExcluir