quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Manifesto: Por censuranao

  A proibição do filme “A serbian film” em diversas instâncias do judiciário é fato gravíssimo – tornado ainda mais incompreensível uma vez que foi feita sem que nenhum dos envolvidos houvesse ao menos visto o filme (constituindo assim, além de uma arbitrariedade, uma censura prévia).

  Argumentando que estariam protegendo a família e as crianças, advogados, juízes e desembargadoras vêm proibindo um filme de ficção por ele tratar de um assunto que, infelizmente, é parte da nossa sociedade: a pedofilia. Só que no filme nenhuma criança é aviltada ou exposta a qualquer constrangimento, nem há qualquer defesa da pedofilia (pelo contrário, a mesma é apresentada como a degradação máxima a que alguém pode se sujeitar). Argumentar ainda sobre a proibição e censura ao filme em alguns outros (poucos) países é considerar que o Brasil deve sempre copiar o que se faz de pior na legislação e Justiça alheias. Por que não citam também todos os países democráticos onde o filme foi exibido normalmente?
  Não podemos admitir que, no Brasil de hoje, um partido político ou o judiciário decidam quais são os assuntos e temas que uma obra de ficção deve tratar, e de que maneira isso deve ser feito. A efetiva luta contra a pedofilia é assunto sério demais para ser tratado com esse grau de oportunismo e ausência de reais critérios.
Estamos todos perplexos com o autoritarismo das decisões.
Fonte: http://censuranao.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário