segunda-feira, 31 de maio de 2010

Situação carcerária de mais de 26 mil mulheres presas nos presídios brasileiros


Neste final de semana a TV Senado mostrou a situação de cerca de 26 mil mulheres encarceradas nos presídios brasileiros, de modo a dar enfoque às dificuldades que estas mulheres enfrentam com a superlotação e outros males comuns oriundos destes locais, e, principalmente, como 'tentam' conciliar a vida na prisão com a maternidade.

O Programa Inclusão trouxe a entrevista com uma pesquisadora na área de sistema penitenciário e direitos humanos que estudou, por dois anos, a forma de vida destas mulheres. A produção também viajou a Vespasiano (MG), região metropolitana de Belo Horizonte, para mostrar o primeiro presídio do país construído para abrigar detentas grávidas - o Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade da América Latina.  Neste local existem celas e as atuais 48 mulheres do centro e seus recém-nascidos ficam alojados sem grades e com camas e berços!

Esta reportagem também contou com a exibição do documentário Povo Marcado, realizado na Cadeia Feminina de Votorantim, no interior do estado de São Paulo, que mostrou o projeto de rádio desenvolvido pelas apenadas. A direção do documentário é de Luciana Lopez e Werinton Kermes.
O programa foi ao ar no sábado (29/05/10), às 2h30, 11h30 e 22h30, e no domingo, às 9h e às 17h.

Você pode assistir a TV Senado na sua TV a cabo (Net, TVC, Transcabo, Acom, TVA e outras), por meio de antena parabólica, pela internet (www.senado.gov.br/tv), por meio de sua TV por assinatura (canal 118 da Sky ou canal 17 da Tecsat) ou em canais UHF: 51 em Brasília, 53 em Salvador, 40 em João Pessoa, 55 em Recife, 43 em Fortaleza, 57 em Manaus, 36 no Gama e outras cidades do DF. Para mais informações sobre como sintonizar a TV Senado ou outros programas e horários de exibição visite o site (http://www.senado.gov.br/tv/) na internet.

Fonte: Povo Marcado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário